sábado, 22 de março de 2008

Origens_do_FeiHokPhai

O FeiHokPhai foi criado no ano de 1968, na cidade de Santo André (SP), por um imigrante chinês chamado Chiu Ping Lok.





Nascido em 15/05/1938 na aldeia de Tung Chao Chun, em Tai Sam, província de Cantão, na região sul da China, Chiu Ping Lok iniciou seu treinamento nas artes marciais chinesas com a idade aproximada de 5 anos. Seu primeiro professor foi um tio, Chan Mun, que lhe ensinou uma modalidade de kung fu denominada Hung Tao Choi Mei Gar ("Estilo Cabeça de Hung e Cauda de Choi"), que é uma compilação dos estilos Hung Gar e Choi Gar. Também estudou com um amigo de seu tio, Mestre Man Sim, os estilos Hung Gar e Mo Gar. Conta-se que o Mestre Man Sim, que era cego, possuia extraordinária sensibilidade extra-sensorial.

Aos 15 anos de idade Chiu Ping Lok mudou-se para Hong Kong, onde deu continuidade ao seu treinamento em Mo Gar (agora sob a orientação do Mestre Hui Miu Sin), e de Hung Gar (sob a orientação do Mestre Lam Fei Hung, mais conhecido como Teet Tao Hung - ou seja, "Hung, o Cabeça de Ferro"). Como consequência de seus treinamentos de chi-kung, visando o desenvolvimento da "energia interna", Mestre Lam Fei Hung realizava demonstrações públicas nas quais entortava - e depois desentortava - três barras de ferro com a cabeça.

Posteriormente, no interior de Kowloon em Hong Kong, Chiu Ping Lok conheceu o idoso Mestre Si Pak, que lhe ensinou Tai Chi Chuan, Yoga, exercícios de Chi Kung, técnicas de Noi Gar Kung Fu (chamado de "Kung Fu Divino", por enfatizar a energia interna na realização dos movimentos), além de técnicas de Si Mei Kwan ("Bastão Rabo de Rato" - bastão longo, com aproximadamente 3 metros de comprimento, que possui uma das pontas mais fina que a outra) e de Pa Kua Chuan.

A formação marcial de Chiu Ping Lok também foi enriquecida através de um amigo de estudos e treinamentos cujo pai trabalhava numa indústria cinematográfica em Hong Kong. Neste período ele teve a oportunidade de adquirir experiência em vários estilos e técnicas de combate, além de treinar a atuar como figurante em diversos filmes chineses.

Alguns anos depois, em sua passagem por New York (USA), Chiu Ping Lok teve a oportunidade de praticar Tai Chi Chuan com o Mestre Cheng Man Ching.

A vinda de Chiu Ping Lok para o Brasil foi no ano de 1961. Sua intenção original era seguir viagem para os USA, onde seus pais e diversos familiares viviam há bastante tempo. Nesta época, Chiu Ping Lok estava com 24 anos e contava apenas com o apoio de um tio. Aos poucos foi aprendendo a língua portuguesa com o auxílio de um amigo. Em 1963 começou a dar suas primeiras aulas de Kung Fu, durante os finais de semana, no Centro Social Chinês de Santo André, onde ensinava os estilos Hung Gar e Mo Gar. Durante este período os treinos eram exclusivos para os imigrantes chineses.

Jorge Félix, um faixa-preta de karatê, ouviu falar a respeito de Chiu Ping Lok e procurou-o, expressando seu desejo de aprender a arte do Kung Fu. Inicialmente as aulas eram realizadas no quintal da casa de Jorge, com a participação de um pequeno grupo de pessoas. Mais tarde ele passou a dar as aulas na casa de Nelsida Hourneaux, que seria sua amiga e sócia quando da fundação de sua academia em Santo André (SP) no ano de 1969 - "Academia Tai Chi, Yoga e Kung Fu". Esta academia é reconhecida como a primeira academia de kung fu registrada no Brasil.

Juntamente com dois outros imigrantes chineses, Wong Sun Keung (que chegou ao Brasil em 1959) e Chan Kowk Wai (que chegou em 1960 - Mestre do Estilo Shaolin Norte e fundador da Associação Sino Brasileira de Kung Fu), Chiu Ping Lok foi um dos primeiros Mestres de Kung Fu a se estabelecer e ensinar sua arte marcial no Brasil.

Paralelamente ao trabalho como professor de Kung Fu, Chiu Ping Lok também trabalhou durante muito tempo na pastelaria de seu tio, foi vendedor, dono de pastelaria, de loja de roupas e de brinquedos e, no ano de 1989, montou um restaurante especializado em cozinha chinesa. Em 1992 abriu uma agência de turismo. Durante o ano de 1995 Chiu Ping Lok presidiu a Associação Geral dos Cantoneses, que presta assistência aos imigrantes da Província de Cantão que chegam ao Brasil.

O FeiHokPhai surgiu justamente da união dos vários estilos de Kung Fu praticados por Chiu Ping Lok. Ele costuma afirmar que o Estilo é semelhante ao arranjo de um vaso de flores, no qual diversos elementos participam da composição de uma bela obra de arte.

O nome FeiHokPhai significa "Estilo da Garça Voando":
  • Fei = voando
  • Hok = garça
  • Phai = estilo

Na cultura chinesa, a garça é associada com a idéia de "pureza", "calma", estando sempre ao lado dos sábios chineses, nas imagens que os representam. Nos dizeres de Chiu Ping Lok, o aprendizado de uma arte marcial é, antes de tudo, um caminho para o aprimoramento e o desenvolvimento humano. Devemos sempre ter presente a idéia de que, realmente importante é o "cultivo de si mesmo" ou o "crescimento interior", que pode ser ilustrado da seguinte maneira:

"Vocês sairiam à rua com um maço de dinheiro no bolso, metade para dentro e metade para fora da roupa? Assim, também seus conhecimentos, adquiridos na prática de uma arte marcial, não devem ser motivo de exibicionismo ou procura de conflitos. Os conhecimentos marciais são auxiliares do desenvolvimento da auto-confiança, assim como da humildade, que é uma sábia virtude. A vida é um processo de contínua aprendizagem, e por mais degraus que tenhamos subido, sempre haverá alguém em uma posição superior. Ser o "número um" é uma utopia! Não se aprende para ser o "melhor", aprende-se para crescer interiormente, para se desenvolver como ser humano! Toda forma de aprendizagem, que se traduz como aquisição de cultura, deve servir para a formação do caráter. o "ensino" e a "aprendizagem", na verdade, são uma permuta. Professor e aluno integram-se em um processo de troca de experiências . . . receptividade e doação são processos comuns entre pessoas saudáveis e de boa vontade. Entre três indivíduos, por exemplo, um pode ser professor do outro em diferentes assuntos. O que importa é o bem-estar e a satisfação interior!"

O FeiHokPhai do "Grão-Mestre" Chiu Ping Lok tem sua árvore genealógica composta pelos seguintes mestres e estilos:
Chan Mun --- Hung Tao Choi Mei Gar

Man Sim --- Hung Gar + Mo Gar

Hui Mil Sin --- Mo Gar

Lam Fei Hung --- Hung Gar

Si Pak --- Noi Gar + Tai Chi Chuan + Chi Kung + Yoga + Pa Kua Chuan + Si Mei Kwan

Cheng Man Ching --- Tai Chi Chuan

Nenhum comentário: